Já faz alguns anos que venho respondendo de forma positiva para empresários, executivos e profissionais autônomos sobre as possibilidades das vendas digitais.

O que você encontrará neste artigo.

Definição de Vendas / Escala de Vendas Digitais / Informações sobre vendas digitais / Casos reais de vendas digitais / Arquitetura de vendas

Começo propondo a você um exercício, ele consiste em uma rápida autoanálise do seu conhecimento quando o tema é vendas digitais, visualize a escala demonstrada aqui e anote em um papel o primeiro número que vem a sua cabeça. Por favor, pare agora e anote após ver a imagem.

Vendas é interação e influência. Quando falamos de vendas digitais, adicionamos mais um item que é conectar. Então temos a seguinte fórmula:

Vender é Conectar, Interagir e Influenciar.

Bem, agora podemos começar a nos conectar a essa realidade que vivemos. Há alguns anos tínhamos os sites e depois surgiram as redes sociais. Hoje temos um termo que começa a se tornar cada vez mais conhecido que é, Omnichannel.

Sua definição é: Integrar todas as áreas de um empreendimento é facilitar a vida do consumidor. A convergência dos pontos de venda é a principal proposta do omnichannel. Fonte: Sebrae

Partindo dessa definição me surgem algumas perguntas para contribuir com o seu raciocínio e para que essa contribuição realmente possa proporcionar a você algumas respostas também é necessário perguntar o que até parece óbvio. Mas acredite, não é. E essa pergunta que geralmente não quer calar é:

Você está olhando realmente para o seu cliente?

Boa parte das empresas fala sobre os benefícios de seu produto ou serviço, de alguns anos para cá também falam de dores e dos problemas que seus produtos ou serviços resolvem. Ambos os formatos são técnicas psicológicas utilizadas para ajudar alguém a consumir algo, talvez de você. Para que o movimento de decisão aconteça no marketing usamos a expressão: Da mente para o coração, ou seja, a sua mensagem tem que ser processada no cérebro, atingir o coração de um ser humano e fazê-lo consumir algo.

Quando paramos para pensar nesse processo (que não é simples, lembre-se da concorrência), temos a noção de o quão complexa se torna a questão e é por esse motivo que as perguntas se formam, para nos conduzir a respostas possíveis e testá-las na prática, aqui vão algumas.

1- Se o seu olhar é para o cliente, existe facilidade em falar com você?

2- Se o conceito de omnichannel já é uma realidade a sua comunicação permeia as redes mais assertivas para o seu negócio?

3- Quais são as métricas que validam que a sua estratégia está realmente proporcionando uma boa experiência?

4- Sua área comercial está conectada as ações do seu departamento de marketing?

5- Suas ações digitais se transformam em vendas digitais?

Exemplos

Veja a facilidade em falar com a empresa Ben & Jerrys aqui no Brasil através do site deles.

Exemplo 2

Recentemente e em um trabalho arquitetura de vendas descobrimos que o nosso cliente divulgava eventos, conteúdo, cursos e outros materiais. Um dos objetivos dessa empresa era aumentar o número de novos clientes, percebemos que não havia nenhum anúncio de como uma pessoa poderia se tornar cliente.

O que fizemos: Criamos uma comunicação que foi distribuída em todos os canais dessa marca e o resultado que para nós não foi uma surpresa é que em menos de 30 dias já tínhamos novos clientes e em menos de 45 dias mais clientes.

Por que eles chegaram? Por que nós criamos um caminho para que a venda digital ocorresse. E ela ficou só no digital? Claro que não. Foi o departamento comercial que visualizou o desejo dos interessados nas redes sociais, realizou os contatos, muniu esses interessados das informações necessárias e concretizou a venda. Simples assim.

A essa união de ambientes (on e off), chamamos de Vendas Digitais, distribuídas em um omnichanell direcionado a pessoas em busca de:

Conectar/ Interagir e Influenciar

E se você quiser realizar algum comentário, crítica ou sugestão. Fique a vontade! Se desejar estar comigo e construir a sua própria arquitetura de vendas você pode se inscrever nas últimas duas oportunidades do ano.

Ricardo Alves

Atualmente é professor do curso de Vendas Digitais da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e coordena a área de novos negócios da instituição que é responsável por trazer, implantar e disseminar o Marketing e Vendas no país.

(11) 97417.6598

comercial@arquiteturadevenda.com.br